Continuando com a nossa proposta de trabalhar com práticas de Mindfulness, estamos reformulando nossos encontros de sextas-feiras, com temáticas de interesse dos alunos. Ocorrerão cinco encontros com a Equipe do NAE sob a orientação de uma das psicólogas que é certificada em Mindfulness. Cada encontro contará com uma hora de duração, em que o aluno receberá certificado de horas correspondente aos encontros que participou.

O que é Mindfulness?

Pode ser definido como um estado de consciência que emerge ao prestarmos atenção no momento presente, intencionalmente e sem julgamento.  A consciência do momento presente é cultivada através dos nossos pensamentos, sensações e emoções. Ter consciência sobre nossos padrões comportamentais nos permite escolher como lidar de uma maneira diferente com as diversas situações do dia a dia.

Como é a prática?

São utilizadas práticas meditativas para o cultivo de atenção ao momento presente e atitudes como curiosidade, aceitação e não julgamento.

  • 06/11/2020: Mindfulness: Saúde mental e gerenciamento da ansiedade 
    A ansiedade é uma das preocupações que mais crescem na atualidade. Aprender habilidades que possam nos ajudar a lidar com as dificuldades, cobranças e estresses que despertam ansiedade e emoções desagradáveis, ajudará no enfrentamento saudável desses desafios. Mindfulness é a habilidade de viver a vida no momento presente, com mais gentileza, abertura e cuidado. Também proporciona conexão com nossas vidas, levando a um aumento da atenção, maior concentração, maior regulação emocional, entre outros benefícios.
  • 13/11/2020: Mindfulness: Percebendo e lidando com o estresse
    Estresse é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. Sabemos que um constante estado de estresse por longos períodos pode ser prejudicial à saúde. Ao focar no presente, podemos perceber a real dimensão das ameaças e aprender que existem escolhas de como se comportar, favorecendo que a mente se acalme. Cerca de 30 minutos por dia de práticas de mindfulness, durante dois meses, já fazem efeito contra o estresse.
  • 20/11/2020: Mindfulness: Reconhecendo os hábitos de comportamento
    Na maior parte do tempo estamos apenas reagindo frente as situações cotidianas e podemos entrar em um ciclo habitual de tentar nos livrar do desconforto, que pode ser físico ou emocional. Sendo assim, sem perceber podemos nos comportar de maneiras que não gostaríamos. Conversaremos sobre outras alternativas de respostas que poderão nos permitir cuidar melhor de nós e daqueles que estão a nossa volta. 
  • 27/11/2020: Mindfulness: A forma como nos relacionamos com nossos pensamentos
    Muitas vezes nos apegamos a um pensamento como se ele fosse uma verdade absoluta. Aprender a nos relacionar de uma maneira mais efetiva / habilidosa com os pensamentos, a não lutar com eles e cultivar uma relação gentil pode nos ajudar a nos desfundir deles. Bem como, ter mais saúde física e mental. O treino de mindfulness nos ajuda a perceber esse processo.
  • 04/12/2020: Mindfulness: Autocuidado e estilo de vida equilibrado
    Como manter o equilíbrio em nossas atividades diárias? Qual o ritmo saudável pra você? A prática de Mindfulness nos ajuda a ter consciência da forma que estamos vivendo nossos dias. Praticaremos juntos a PAUSA e investigaremos que atividades podemos realizar com mais consciência e atenção para termos uma vida mais saudável.