Ao ingressar na UCPel é criado um e-mail institucional para você. Com ele você tem acesso aos materiais enviados pelos professores através do Google drive e recebe as mensagens, enviadas pelos vários setores da UCPel com informações e comunicados. 

Para acessar o seu e-mail, é preciso que inicialmente você abra a página do Gmail no seu navegador.

No campo do e-mail você deve colocar o seu: nome.sobrenome@sou.ucpel.edu.br e sua senha inicial é o seu CPF.

Qualquer dúvida em relação ao seu acesso, você pode entrar em contato com o Setor de Tecnologia e Informação (STI), através do telefone (53) 2128-8021 ou pelo e-mail labinfo@ucpel.edu.br 

A Universidade possui um sistema acadêmico próprio chamado SAPU, que ajudará você durante a sua trajetória dentro da UCPel. Ele será seu “melhor amigo”.

Ele será seu “melhor amigo”, pois no SAPU você encontrará diversas informações básicas, como por exemplo, acompanhamento de frequência, atestados de matrícula, currículo do curso, datas das avaliações, envio de mensagens, escolha de ACG’s, horários e salas de aula, histórico acadêmico, professores, rematrícula, segunda via de boleto, etc.

moodle

O Moodle é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizado pela UCPel. É nesse ambiente que você terá acesso às suas Atividades Complementares Gerais (ACG’s), disciplinas a distância e/ou semipresenciais (se houver na Matriz Curricular do seu Curso), disciplinas de apoio, cursos de extensão (se/quando houver) e, no caso dos cursos híbridos, um ambiente específico.

Para acessar o Moodle é necessário primeiramente acessar o SAPU. Veja mais informações.

Com exceção do curso de Medicina, na UCPel os cursos são semestrais. E como funcionam as avaliações? O nosso semestre é dividido em dois bimestres, havendo então a primeira e a segunda avaliação. Cada bimestre vale 10 pontos e tem como média  7. 

O professor fica livre para elaborar suas avaliações, sejam elas apenas provas ou dividindo a nota entre trabalhos, seminários e atividades no Moodle. Lembrando que, é necessário que pelo menos uma das avaliações seja prova.

Para calcular sua média do semestre (média das notas) é necessário somar a nota da primeira com a da segunda avaliação e dividi-la por dois. 

Caso você não atinja a média semestral (7 pontos), há a avaliação complementar, popularmente chamada de “exame”. Ela é realizada no final do semestre e é necessário ter atingido no mínimo 4 pontos na média semestral e ter frequência mínima de 75% para realizá-la.

Destaca-se que na avaliação complementar (exame) a média é 6 e, para você saber o quanto é necessário alcançar no exame, deve fazer o seguinte cálculo: (média das notas) menos a nota atingida no semestre.

Veja um exemplo prático

Caso sua nota no semestre tenha sido 5, você não atingiu os 7 pontos necessários para a aprovação, logo, precisará fazer a avaliação complementar (exame).

Mas, quanto precisará atingir na avaliação complementar?

O cálculo é simples: Média das Notas – Nota no semestre.
12 – 5 = 7, então, neste caso, você deverá atingir a nota 7 no exame.

Aqui na Universidade você tem a opção de não justificar a falta em uma das avaliações e poder realizá-la na segunda chamada. Lembrando que caso você opte por não realizar a primeira e fique doente na segunda (por exemplo), não há a possibilidade de realizar as duas como segunda chamada. 

No sistema de mensagens você pode enviar mensagens para seus colegas e também para seus professores.

O sistema é dividido nas seguintes áreas:

  • Enviado: visualizar todas mensagens enviadas pelo usuário;
  • Recebido: visualizar todas mensagens recebidas pelo usuário;
  • Lixeira: visualizar as mensagens excluídas pelo usuário;
  • Criar: permite criar uma nova mensagem e escolher os destinatários.

As mensagens enviadas pelo sistema chegarão até seu(s) destinatário(s) por dois meios: via e-mail e por meio da caixa de mensagens dentro do SAPU.

PASSO-A-PASSO DE ENVIO DE MENSAGENS

Veja como enviar mensagens através do SAPU:

Além de se preocupar com as notas semestrais, você precisa ficar atento(a) ao seu nível de frequência. Para avançar para o próximo semestre é necessário ficar com uma frequência mínima de 75%. Caso fique abaixo dessa porcentagem, reprovará por infrequência e será necessário repetir a disciplina quando for ofertada novamente.

PASSO-A-PASSO DE VISUALIZAÇÃO DA FREQUÊNCIA

Veja abaixo como verificar sua frequência no SAPU:

Vale ressaltar que: você precisa obter no mínimo 75% de frequência em cada disciplina​. No bloco abaixo do nível de frequência está o espaço no qual o(a) professor(a) registrará a data e a disciplina em que houve a falta.

Caso você rode em alguma disciplina (cadeira), poderá fazê-la como dependência. Conforme o curso, a carga horária da cadeira e do semestre no qual você está, a disciplina será ofertada a distância ou presencialmente.

Para mais informações em relação à oferta e realização da disciplina, você deverá consultar a coordenação do seu curso.

Após você dar início a sua jornada acadêmica, a cada novo semestre você terá de efetuar sua rematrícula através do SAPU.

É preciso que você faça sua inscrição nas disciplinas e ACG’s (se houver) do semestre que irá iniciar. Os prazos são informados via SAPU e e-mail, sendo imprescindível que você os cumpra.

Caso haja alguma coisa “errada” com o que está sendo ofertado para você, é necessário solicitar um “ajuste de matrícula” pelo próprio SAPU.

PASSO-A-PASSO DE REALIZAÇÃO DA REMATRÍCULA

Para melhor entendimento, veja o passo-a-passo de como fazer sua rematrícula. 

Na UCPel possuímos as disciplinas denominadas institucionais, que são comuns a todos os cursos e tratam da formação humanística do(a) acadêmico(a).

Elas são obrigatórias e há a opção de serem realizadas presencialmente ou a distância, devendo isso ser acordado com a coordenação do seu curso.

São elas: Ciência e Fé, Antropologia Filosófica e Teologia e Ética.

As atividades complementares compõem um dos aspectos constitutivos das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e devem ser, necessariamente, respeitadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES). São componentes curriculares que possibilitam a prática de estudos e atividades independentes e transversais, enriquecendo a formação integral dos estudantes.

Na UCPel as atividades complementares dividem-se em Atividades Complementares Gerais (ACG’s) e Atividades Complementares Específicas (ACE’s) e cada curso possui um número diferente de horas destinadas às atividades complementares gerais e às atividades complementares específicas.

As atividades complementares gerais, popularmente chamadas de ACG’s, são um composto de atividades criadas por professores da Instituição, que possuem temas amplos, em que não há direcionamento para cursos específicos e são ofertadas na modalidade a distância ou semipresencial.

Espera-se com elas que a formação do aluno vá além do que é ensinado em sala de aula e que contempla o currículo do curso. O objetivo aqui é despertar o interesse e o conhecimento em distintas áreas.

A oferta é feita no início de cada semestre e a escolha de sua(a) ACG(s) é através do SAPU. Para melhor orientação de como realizar a escolha, veja abaixo o passo-a-passo.

PASSO-A-PASSO DA ESCOLHA DE ACG(s)

Prezado(a) aluno(a), é chegada a hora de você realizar a(s) escolha(s) de sua(s) ACG(s).

Qualquer dúvida entre em contato com o NEaD (Núcleo de Educação a Distância), através do telefone (53) 2128-8027, do e-mail atendimento.ead@ucpel.edu.br ou ainda presencialmente na sala 428-C, das 10h às 13h e das 14h às 19h, de segunda a sexta.

Como funcionam as ACG’s?

As ACG’s são divididas em duas etapas, compostas por 7 atividades em cada uma. Durante a primeira parte do semestre você tem acesso às atividades de 1 à 7 e, na segunda metade, de 8 à 14.

Para que você possua o conceito de “cumpriu” na sua ACG é necessário atingir no mínimo 75% de aproveitamento, sendo que são avaliados 50% na primeira etapa e os outros 50% na segunda.

PASSO-A-PASSO DE ACESSO E UTILIZAÇÃO PARA A ACG

O acesso é realizado pelo Moodle. Para acessar o Moodle você deverá usar o navegador de
Internet (Internet Explorer – versão 8 ou superior; Mozilla Firefox ou Google Chrome).

Veja o passo-a-passo de como acessar sua ACG, após ter feito sua escolha e ter iniciado o prazo para realização.

Encontrou algum problema ou está com dúvidas? Entre em contato pelo e-mail: atendimento.ead@ucpel.edu.br ou pelo telefone: (053)2128-8027.

São tarefas que devem ser desenvolvidas paralelamente às demais disciplinas acadêmicas, caracterizadas como atividades técnico-científicas e culturais relacionadas à área de conhecimento do curso.

Diferentemente das ACG’s, neste caso as atividades são direcionadas para as áreas de cada curso do aluno e devem ser comprovadas mediante certificados a serem entregues na Central de Atendimento.

Para saber quantas ACE’s você precisa comprovar e qual o prazo de entrega, sugere-se que você converse com a coordenação do seu curso.

O que são consideradas ACE’s?

São consideradas ACE’s participações em palestras, cursos, oficinas, congressos, disciplinas cursadas na UCPel ou em outra instituição, que não aproveitadas como equivalentes, estágios não obrigatórios, iniciação científica e tecnológica, intercâmbio, jornadas, semanas acadêmicas, monitorias, seminários, workshops etc.

Estágios obrigatórios, disciplinas, trabalhos de conclusão de curso, projetos e seminários integradores e práticas educativo-pedagógicas não são considerados ACE’s.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos acadêmicos da graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar.

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização com relação à realidade brasileira e mundial.

Para mais informações, acesse ao site oficial do Enade ou acesse a página do Enade na UCPel.

minha biblioteca

Durante sua trajetória acadêmica, você poderá se deparar com alguma bibliografia digital utilizada pelos professores.

Quando isso acontecer ou quando quiser navegar pelo acervo digital disponibilizado pela UCPel, você deve acessar a “Minha Biblioteca” pelo seu SAPU.

O ícone para acesso fica disponível no canto direito da página inicial do seu SAPU, ao clicá-lo você será direcionado para a página da Biblioteca. Para saber como navegar por lá, explorando os títulos disponíveis, clique aqui.

Todos os alunos e funcionários da UCPel têm direito de obter o Cartão Sou UCPel. A Universidade realizou vários convênios com redes comerciais de diferentes eixos da cidade. Ao apresentar o Cartão, juntamente com o comprovante de estudante (carteirinha de estudante da UCPel), você adquire diversos descontos. Para retirá-lo, basta se dirigir ao Setor Comercial.

Para ter acesso à lista de conveniados e à porcentagem de desconto acesse o site do Cartão Sou UCPel.